Pelo contacto linear entre os rolos cilíndricos e a pista, este tipo de rolamentos tem uma elevada capacidade de carga, sendo por isso o ideal para serviço pesado ou carga de impacto.
Os tipos sem falange (N ou NU), visto serem flutuantes, são a melhor aplicação quando não é desejável o deslizar dos rolamentos na caixa.
Os tipos com falange (NJ ou NF), aceitam alguma carga axial, embora só num sentido.
Os tipos fixos (NH, NUP e NP), aceitam cargas axiais nos dois sentidos.
Existe ainda a variante tipo R, que têm dimensões idênticas mas uma estrutura interna reforçada para maior suporte de cargas.
Motores Eléctricos médios e grandes, motores de tracção para carros ferroviários, turbinas a gás.
Eixos para carros ferroviários, motores de combustão interna, equipamentos de manejo de material.
Eixos principais de maquinas-ferramenta, redutores de engrenagem, pescoços de cilindro de laminador.
Carreira Simples: N, NU, NF, NJ, NH, CRL, CRM, RNA, NA.
Carreira Dupla: NNU, NN.
Carreira Quadrupla: FC, 4CR.